top of page

Autores:

Arq. Marília Sant'Anna de Almeida

Teatro Municipal de Londrina

TEATROS E AUDITÓRIOS

Teatro Municipal de Londrina

Rua Attilio Octávio Bizato - Londrina, Paraná.

CONCURSO NACIONAL DE PROJETO ARQUITETÕNICO – FINALISTA :  03/2007

Anteprojeto completo contendo projetos de estrutura, hidráulica, reuso de águas, luminotécnica, placas solares, ar condicionado, acústica.

Programa:

 

  • Três teatros sendo um com lotação de cerca de 1200 pessoas para concertos e óperas, outro para 500 pessoas de múltiplo uso e um Blak Box para experiências teatrais. O programa também solicitava estacionamentos, halls dos teatros, bar, salas de exposições, camarins, oficinas de cenários e figurinos, espaços administrativos.

 

Implantação do edifício no terreno:

 

  • Os teatros foram projetados em volumes independentes, convergindo para um ponto central, num conjunto único em forma de leque tendo o teatro maior ao centro, à esquerda um anfiteatro ao ar livre e o Black Box e à direita o teatro menor. Este leque sugere a formação de uma praça-varanda no acesso principal.

     

Projeto Arquitetônico:

 

  • O espectador, ao entrar no edifício, estará no espaço do foyer organizado com pés direitos duplos, triplos, marquises e grandes escadas. Este foyer é transparente com luz natural das fachadas e sheds, integrando o teatro a calçada. O foyer serve como ponte simbólica entre a vida cotidiana e a arte. Uma dupla linha de colunas aparece na frente do leque e nos mezaninos, a primeira linha interna, atua como suporte da cobertura, a segunda atua como shafts de elétrica e hidráulica. O projeto dos revestimentos internos do palco e plateia foi exaustivamente estudado para garantir o tempo de reverberação necessário para este tipo de uso - 0,8 segundos - e permitir harmonia e leveza entre os diversos materiais necessários e integração do espaço interno e externo do Teatro. 

 

 

 

Área do terreno: 21200,27 m²

Área construída:

1° Subsolo – nível 97- estacionamento, vestiário da orquestra, camarins dos teatros 1 e 2, oficina de cenários e figurinos:  9 938 m²

2° Subsolo – nível 94- estacionamento, almoxarifado, cozinha, vestiário dos funcionários, salas para equipes de manutenção:  2 700 m²

Térreo - nível 100 - plateias, halls sociais, elevadores, bar, bilheteria, sanitários: 7569 m²

Mezanino - nível 105– balcão dos teatros 1e 2, sala de exposições, biblioteca, elevadores, sanitários, cozinha /copa:  6 202 m²

Nível 110-salas de artes cênicas, musicais e passarelas técnicas dos dois teatros: 2052m²                

Nível 115 – salas de artes visuais e administração: 1139 m²

TOTAL: 29 600 m²

 

PUBLICAÇÃO: Arquitetura é Arte- Teatro Municipal de Londrina - Instituto dos Arquitetos do Brasil, Departamento do Paraná – 2007.

bottom of page