Arquiteta Marília Sant'Anna de Almeida
Arquiteta Marília Sant'Anna de Almeida
Hotéis com fachada pré-moldada
Os projetos destes hotéis foram realizados para a rede francesa ACCOR Hotéis. Foi no início da implantação da rede no Brasil. Como tinham pressa na execução destas obras, optaram pela execução através de sistemas industrializados de construção, como o uso de fachadas pré-moldadas de concreto e fechamentos internos em gesso acartonado.
O processo de construção foi assim facilitado, embora fossem vários hotéis sendo construídos quase ao mesmo tempo e em regiões diferentes. As fachadas de concreto pré-moldadas eliminaram uma série de etapas de execução dentro da obra, tais como a elevação de alvenaria, chapiscos, rebocos, balancins, etc.
Os projetos das placas pré-moldadas receberam um detalhamento minucioso, pois tinham que encaixar perfeitamente entre si na obra e todas vieram acabadas e já com o espaço certo para os caixilhos. Para viabilizar uma execução precisa as placas foram executadas em formas metálicas.
Nos hotéis de Sorocaba, São José dos Campos, e Paulínia projetamos um único design para as placas. O que mudou em cada hotel foi a cor dos agregados do concreto. No hotel de Piracicaba as placas já vieram com a colocação de cerâmica nas fachadas da indústria. Os banheiros das unidades foram produzidos industrialmente e colocados na obra inteiramente acabados.
Hotéis de construção tradicional
Os projetos destes hotéis foram realizados para a rede francesa ACCOR.
Quando a rede hoteleira já estava estabelecida e conhecida no Brasil começou o interesse de outros estados em construir dentro do padrão de hotéis modernos com racionalização de espaços, fácial manutenção, poucos funcionários, custo baixo, mas com conforto.
A logística para se construir fora do estado de São Paulo dentro do sistema Pré fabricado é muito difícil. Diante disso a partir dos quatro primeiros, optou-se por erguer os hotéis dentro de técnicas construtivas tradicionais, mas com a lógica operacional da Rede IBIS de Hoteis.